O que realmente te impede de aprender a cantar melhor?

O que realmente te impede de aprender a cantar melhor?

Muitas vezes desistimos de aprender a cantar por causa de nossa insegurança ou devido a comentários e opiniões de outras pessoas que nem sempre se importam realmente com a gente.

Já passou por isso?

​Quando não nos damos conta da presença de Deus continuamente em nossas vidas e quando não confiamos em nós mesmos, resistir aos nossos medos e às opiniões maldosas fica ainda mais difícil. Ficamos vulneráveis e isso nos faz desistir muito fácil do que queremos.

Com a nossa vocação não é diferente.

Somos livres e nem mesmo o Senhor tira isso de nós. Porém, muitas vezes não somos capazes de usar a nossa liberdade para que possamos tomar decisões que nos mantenha no caminho que nos leva a fazer a vontade de Deus, pois é para isso que vivemos e que exercemos a nossa vocação.

E o exercício desse nosso chamado à missão de evangelizar por meio da música na Santa Missa deve ser cumprido com fidelidade e responsabilidade, como você já sabe.

E aprender a cantar faz parte disso tudo, faz parte do exercício da nossa vocação.

Nesse artigo gostaria de falar sobre alguns pontos que podem levar você a desistir de aprender a cantar. São questões que passamos no nosso dia a dia, em especial quando estamos ainda aprendendo, e que muitas vezes nos fazem desistir dos nossos objetivos, nos fazem desistir de levar aos nossos irmãos católicos a mensagem litúrgica na Santa Missa.

Está pronto para refletir e não deixar que opiniões alheias te façam desistir de aprender a cantar e de ser um Ministro da Música mais completo?​

Então, continue lendo para saber mais sobre:

E a primeira coisa que eu quero te dizer antes de começar o conteúdo é que qualquer pessoa pode cantar! Isso mesmo, pode acreditar no que eu digo.

E eu vou começar a te provar isso falando um pouquinho sobre como era e como é hoje o ensino e, consequentemente, o aprendizado da arte de cantar.

A evolução que ocorreu entre a metodologia antiga e a atual é que fez toda diferença e é o que hoje possibilita que qualquer pessoa possa aprender a cantar bem!​

A METODOLOGIA NO ENSINO DO CANTO

aprender a cantar: ensino empírico

Você sabia que durante muito tempo o ensino de canto era empírico? Isso quer dizer que as pessoas que cantavam, que tinham esse dom,  aprendiam por tentativa e erro. Elas seguiam a sua intuição para saberem se estavam indo pelo caminho certo ou não.

Determinadas pessoas nasciam com certos privilégios: boa memória muscular, boa musculatura, caixa de ressonância ampla, articulação solta e clara, ouvido musical interno e externo, entre outros facilitadores para um grande desempenho de um cantor, considerando que nosso instrumento é natural.

Roderley Pereira 
Arte-educador, educador musical e preparador vocal. Referência [1]

Essas pessoas, com essa capacidade nata de cantar, acabavam se tornando professores e passavam sua experiência em geral para outros de suas famílias e conhecidos. Ensinavam a eles o que tinham aprendido por vivência própria.

E o canto, na verdade acabava sendo aprendido de uma forma mais superficial.

O ensino era fortemente embasado na imitação do professor. Os alunos escutavam seus professores e tentavam produzir um som parecido. Essa abordagem dificilmente era bem sucedida "[...] pelo fato de que cada cantor apresenta um instrumento vocal próprio e impulsos corporais diferentes a cada estímulo musical" (Roderley Pereira. Referência [1]). 

Mas com o tempo foram surgindo algumas inovações até chegarmos nos dias de hoje quando temos um método​ científico e comprovado no ensino do canto.

E, apesar de muitos professores ainda ensinarem o canto de forma empírica​, vários outros já aderiram à essa nova metodologia.

O CANTO COMO CIÊNCIA

aprender a cantar: ensino embasado em pesquisas científicas

Hoje, graças a pesquisadores da área, o ensino da arte de cantar é embasada na ciência.

E uma das vantagens que isso nos trás é que podemos dizer que o aprendizado se torna mais seguro para o aluno já que são reduzidas as possibilidades dele machucar seu aparelho vocal por não estar praticando os exercícios do jeito certo.

Aliás, se você ainda não baixou o seu e-Book gratuito sobre O funcionamento, as doenças e os cuidados relacionados ao seu aparelho vocal, faça isso agora! É muito importante que você conheça e saiba cuidar do seu aparelho vocal.

A ciência, então, abriu um mar de possibilidades para pessoas que desejam ou que tem necessidade de aprender a cantar, como é o caso dos Ministros da Música. O fato de que alguém precisa ter dom para cantar se tornou um mito.

É claro que algumas pessoas tem mais facilidade que outras. Ainda temos entre nós cantores natos, como foi falado mais acima, e que parecem que já nascem sabendo cantar ...  :)

Mas se você, assim como eu, não é uma dessas pessoas, a ciência está aí para te ajudar a realizar seu sonho de cantar. E acredite: isso é totalmente possível!​

Então, não importa se você não tem "dom", se é desafinado, se não tem ritmo​ ou apresenta qualquer outro problema técnico para cantar. O que vai fazer a diferença é que você se dedique aos estudos, tenha paciência, pois os resultados não vêm de uma hora para outra, e que tenha muita determinação em alcançar seu objetivo de cantar bem.

ENTÃO ... QUALQUER PESSOA PODE APRENDER A CANTAR?

aprender a cantar: todo mundo pode cantar

Claro que sim! :)

Mas aprender a cantar exige treinamento e empenho assim como qualquer outra coisa que você queira aprender, está bem?

O segredo está em você desenvolver suas habilidades para o canto, pois esteja certo de que potencial para cantar você já tem.

E o sucesso desse seu aprendizado vai depender principalmente dos seguintes fatores:

  • Da vontade que você tem de querer aprender a cantar
  • Da metodologia adotada para o aprendizado: empírica ou científica
  • Do conhecimento, da experiência e da competência de quem ensina você a cantar

Bem, e para fechar esse tópico, assista a aula do professor Marcio Markkx sobre por que todo mundo pode cantar. Ela é bem esclarecedora.

Assistiu o vídeo? O professor Marcio é muito bom. 

Mas agora que você viu que qualquer pessoa pode cantar, vamos falar um pouquinho sobre uma das atitudes mais importantes que você deve ter até mesmo antes de começar seu treinamento de canto.

Aliás, ela é fundamental na vida de qualquer Ministro da Música, seja ele cantor ou instrumentista.

Sabe qual é?

NÃO DÊ ATENÇÃO A COMENTÁRIOS INFUNDADOS

aprender a cantar: não dê atenção a comentários infundados

É incrível como existem pessoas que simplesmente só vêem o lado ruim de tudo, ficam apontando nossos erros e não são capazes de nos dizer nada que seja motivador.

E elas aparecem bem quando a gente está começando a aprender alguma coisa. 

Cantar não é diferente! Principalmente porque as pessoas não entendem muito que isso leva tempo pra aprender, leva tempo pra cantar afinado, pra cantar bem.​ 

Quantas vezes eu já ouvi pessoas dizendo "nossa, se você não aprendeu até agora, desiste porque não aprende mais". Não confie nesse tipo de opinião!

Para os ministros que estão iniciando no Ministério de Música, muitas vezes este é um caminho desconhecido e desafiador. E tudo fica ainda mais difícil quando não temos o total apoio de nossa família e de nossos amigos.

Daí surgem as piadas, as brincadeiras desmotivadoras e opiniões mal colocadas ...

  • "Nossa, você canta muito mal, tem certeza que é isso mesmo que você quer?"
  • "Você tem uma voz muito feia, não serve pra cantar"
  • "Você é muito desafinado"
  • "Cantar não é pra você"
  • "Você não tem dom, desista!"
  • "Nossa, você não canta nada!"
  • "Você não nasceu pra cantar"

... dentre vários outros exemplos :(

Eu já passei por isso e acredite: não vale a pena se entristecer por causa disso. 

Continue firme no seu​ propósito de aprender a cantar, de ser um Ministro da Música melhor e tudo dará certo com a graça de Deus.

NÃO DEIXE QUE SEUS MEDOS TE FAÇAM DESISTIR DE APRENDER A CANTAR

aprender a cantar: não desista de aprender por causa dos seus medos

Infelizmente é muito comum as pessoas ficarem inseguranças quando começam a cantar, justamente porque sabem que são desafinadas, muitas vezes nem conseguem acompanhar o instrumentista no tom certo, além de várias outras dificuldades. Isso gera mesmo insegurança e elas acabam colocando em dúvida a sua capacidade de aprender.

Tem também a questão de que​ aprender a cantar bem leva tempo e muita gente, por falta de conhecimento, acaba desanimando no meio do caminho. 

É normal isso acontecer. Às vezes a gente fica meio desanimado mesmo. Mas é preciso superar os obstáculos e não deixar que eles te paralisem.​

É fundamental que você tenha confiança na sua capacidade de desenvolver e aperfeiçoar o seu canto aplicando as técnicas que você vai aprender. 

Pensamentos do tipo ...

  • "Tenho voz feia"
  •  "Minha voz não é boa pra cantar
  • "Tenho medo de errar a letra da música"
  • "Tenho medo de desafinar"  
  • "Tenho vergonha das pessoas na Igreja": 
  • .....

... são simplesmente desastrosos!

Eles fazem com que o seu treinamento não tenha a menor chance de dar certo, já estará condenado ao fracasso.

Então, se você costuma ter esse tipo de pensamento, é hora de refletir um pouco sobre alguns deles ...

Vamos lá?​

"Tenho voz feia"

Algumas pessoas já me falaram que não cantam na Santa Missa porque acham sua voz feia.

Pode até ser que você tenha um timbre considerado fora dos padrões que a sociedade considera bonito ou agradável.

Mas você mesmo pode ter passado pela situação de dizer que gosta de um cantor e de repente vem outra pessoa e fala que acha que ele canta mal e que ele tem voz feia.

Isso é super comum e são apenas opiniões

Eu respeito quem pensa dessa forma​, aliás, não cabe a mim nem a ninguém fazer qualquer tipo de julgamento com relação a isso.

Mas muitas vezes me pergunto: o descontentamento com o seu corpo, e de forma mais específica, com a sua voz, é um motivo justo para que você não cumpra com o chamado de Deus?

Já pensou nisso?

Quando Deus te chamou ao Ministério de Música, Ele já sabia que você tinha essa voz ... do jeito que ela é, com o timbre que ela tem.

Você, que acha sua voz feia, já pensou que pode estar se desviando da vocação para a qual Deus te chamou?

É claro que quando o Senhor te chama a uma vocação, você não é obrigado a aceitar, afinal, Ele nos deu o livre-arbítrio, somos livres e Ele respeita isso em nós. Mas isso é realmente um motivo tão significativo assim para que você diga não​ ao próprio Deus?

Pense nisso! E aceite você do jeito que você é, do jeito que o próprio Deus criou você :)

"Minha voz não é boa para cantar"

Esse questionamento é muito mais comum do que você pensa.

Existem muitas pessoas que deixam de aprender a cantar, deixam de se aperfeiçoar no canto porque acham que não vale a pena, que não vão cantar bem nunca porque não tem voz pra isso.

Bem, se você é uma dessas pessoas, e independente dos motivos que levam você a pensar dessa forma, sugiro que você assista o vídeo abaixo do Marcio Markkx. Veja o que ele, que é professor de canto, fala a respeito disso.

O medo e a vergonha na hora de cantar

A vergonha e os medos vão te atrapalhar muito porque você precisa estar tranquilo e confiante enquanto canta. Caso contrário, você vai ficar nervoso e inseguro.

E essa insegurança e nervosismo vão gerar tensão muscular que, por sua vez, dificulta muito a sua respiração.

E daí, sua qualidade vocal cai significativamente e tudo que você tem medo é potencializado e realmente pode acontecer porque você não está tendo controle sobre você mesmo.

Além disso, sua insegurança e nervosismo vão aparecer na sua voz e no seu comportamento durante a Santa Missa. E o pior é que você passa esses sentimentos para as pessoas que ouvem você.

E é possível evangelizar assim? É possível transmitir a mensagem litúrgica da Santa Missa naquele dia desse jeito?

No mínimo, tudo isso fica prejudicado e você acaba não cumprindo a sua missão como deveria, não é mesmo?​

Então, fica a dica ...

Jogue essa vergonha e todos esses medos pela janela. Confie em você!

Se você estuda a Liturgia Católica, estuda canto, ensaia bastante o repertório de cada Santa Missa que você canta e se esforça para ser um Ministro da Música fiel à Igreja de Cristo, não há motivos para que fique com medo e inseguro. Faça a sua parte e deixe que o Senhor faça a d'Ele conduzindo você.

E outra coisa muitíssimo importante: reze e reze muito. A oração é o alicerce de nossas vidas e, com certeza, também do exercício da nossa vocação.

Supere as dificuldades. Confie na graça de Deus e seja positivo!

Não deixe que seus medos e atitudes pessimistas te afastem do propósito que Deus tem para sua vida!​

DESCUBRA O QUE ESTÁ DESMOTIVANDO VOCÊ

aprender a cantar: descubra o que está desmotivando você

Vários são os motivos que podem estar levando você a desistir de aprender a cantar. E acredito que você já deve ter me ouvido falar deles antes. Mas mesmo assim, vamos enumerar alguns deles?

  • Indisponibilidade emocional
  • Ansiedade
  • Não preparar a sua voz para cantar (aquecimento vocal)
  • Não conhecer o potencial da sua voz
  • Falta de orientação adequada de um bom professor
  • Sua garganta (pregas vocais) dói quando você canta
  • Tentar imitar cantores famosos ultrapassando a sua extensão vocal
  • Cantar fora da sua tessitura vocal
  • Dentre outros

Esses são apenas alguns dos motivos que podem estar te lavando a desistir de cantar. Pense neles e, se algum desses problemas acontece com você, tome as providências para que eles sejam corrigidos o mais breve possível.

Se você já tentou algumas vezes aprender a cantar e não conseguiu, tente de novo, faça as coisas de uma outra forma, veja no que você deve melhorar para alcançar seus objetivos.​

Se desafinar ou cometer qualquer erro ao cantar, não tem problema, encare isso como aprendizado e continue fazendo os exercícios que melhoram a sua afinação e o seu canto.

Não desanime no meio do caminho, se mantenha sempre motivado. Estudar e treinar junto com o seu Ministério de Música ajuda muito!

ENCARE AS CRÍTICAS DESTRUTIVAS COMO UMA OPORTUNIDADE PARA MELHORAR O SEU CANTO

aprender a cantar: críticas construtivas são oportunidades de melhorar o seu canto

Não se esqueça que é sempre possível tirar um ensinamento das coisas ruins que acontecem nas nossas vidas.

Faça dos comentários ruins uma oportunidade para que você melhore o seu canto. E nunca pense no fracasso antes mesmo de tentar, e tentar varias vezes.

Frequentemente, quando recebemos comentários ruins sobre a nossa voz e o nosso canto é porque desafinamos, erramos na respiração, aplicamos alguma técnica do jeito errado ...

Então, se esforce mais, pratique mais, se concentre melhor nos treinos e principalmente durante a Santa Missa enquanto canta.

Além disso, nesses momentos é que a sua confiança em Deus e em você mesmo é importante. Acreditar que você é capaz, pela graça de Deus, vai fazer com que você não leve tão a sério esse tipo de comentário, mesmo que sejam feitos por pessoas que você mais ama, pessoas que passam o tempo todo com você.

Eu sei que acreditar em nós mesmos quando ninguém mais acredita é bem complicado​, é um obstáculo muito difícil de ser superado. Muitas vezes nem acreditamos que podemos superá-los, não é?

Mas acredite: o que te fará superar tudo é a sua amizade com Deus que é fortalecida na sua vida de oração.

Lembre-se: um Ministro sem vida de oração não é um Ministro da Música de verdade!

As dificuldades vão surgir de qualquer forma, mas é você quem decide como lidar com elas!

Click to Tweet

E se você já está pronto para começar a ter um acompanhamento de um profissional capacitado, clique abaixo e saiba mais sobre o melhor curso de canto online da atualidade!

banner sobre os pilares do canto

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E CRÉDITO DE IMAGENS

[1] Roderley Pereira, s.a. Acesso em 26 de abril de 2017. Disponível no site Comunidade Recado.

[2] Crédito das imagens: Pixabay.